Um lugar com água, florestas, cavernas e pedras preciosas é com certeza um lugar especial, sendo assim e diante de centenas de pinturas e inscrições rupestre comprovamos que a região foi ocupada à milhares de anos. Porém a invasão colonizadora e escravocrata foi intensificada com a descoberta de ouro no começo do século XVIII. As ultimas tribos indígenas foram dizimadas, e através de Jacobina ao norte da Chapada e Rio de Contas sudoeste , essas foram as primeiras cidades da região.
No final do século XVIII , encontra-se na região os primeiros diamantes, provocando uma corrida de milhares de garimpeiros de todos os lados do Brasil, principalmente de Minas Gerais e do recôncavo baiano. Mucugê , Lençóis e Andaraí nasceram em berço diamantífero mas com o sangue da mão de obra escrava. Utilizando as trilhas dos índios e construindo novos caminhos na região. A Serra do Sincorá foi quase em sua totalidade revirada pelos garimpeiros, fazendo dessa região um dos lugares mais ricos do mundo. È nessa época que se encerra a escravidão e é proclamada a Republica e são encontradas jazidas diamantíferas na África.
Vista na Galeria Arte e Memória em Igatu
No começo do século XX o Diamante Negro ou Carbonato, até então sem valor comercial, passa a ser utilizado na construção do Canal de Suez do Panamá e em túneis Franceses e Brasileiros tornando-se a maior riqueza, já que valia dezenas de vezes mais que o diamante. Essa riqueza logo acaba com a descoberta pela indústria de material resistente que substitui o Diamante Negro. Ainda no final do século XIX, o novo regime tinha massacrado de forma desumana, a Comunidade Bom Jesus do Belo Monte, apelidada pelo regime de Canudos que se localizava no estremo nordeste da chapada. O medo do regime deu origem ao Coronelismo pois a Guarda Nacional passa a vender patentes para civis de até Coronel e encontra a forma de conviver com os sertanejos, nomeado coronéis para ocuparem cargos de na administração federal.
Essa estratégica provoca uma guerra entre coronéis de origem mineira e coronéis de origem baiana, guerra essa vencida pelos Serranos,conhecidos assim por causa do Cerro de minas, liderados pelo coronel Horacio de Matos. Nesse período a maior riqueza da chapada era também a maior riqueza do Brasil o Ouro Verde, Café. Pois bem, é nesse período que novos centros urbanos surgem na Chapada sob a influencia do café, Capão, Pati e Palmeiras são alguns dos muitos lugares da chapada que tiveram sua época áurea por conta dessa cultura.
A cafeicultura da chapada era tão forte que o governo resolve intervir de forma parcial para favorecer a produtores do sul m favorecendo assim a política Café com Leite, na qual revezavam na presidência Mineiros e Paulista. Na década de 30, a coluna Prestes era ameaça para o regime, e o governo pede ajuda aos coronéis da Chapada e seu grande líder Horacio de Matos, lidera os batalhões patrióticos, perseguindo de forma estratégica “pois não tinha interesse em acabar com a coluna” e empurra ate a Bolívia os Revoltosos como era conhecida na região a Coluna de Prestes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário